Este blog foi criado na disciplina de Àrea de projecto com o objectivo de falar de todo o tipo de coisas sobre tubarões como: perigos, espécies, caracteristicas e curiosidades

09
Nov 09
 
Nome científico: Stegostoma fasciatum
Tamanho: Pode medir cerca de 201 a 400 cm.
 

Os tubarões-zebra juvenis têm o corpo preto com bandas verticais claras, semelhantes às de uma zebra. Só em adultos adquirem o tom claro com manchas escuras, característico da espécie. São animais inofensivos, que nadam lentamente, e durante o dia, é frequente encontrá-los sobre o fundo, com a boca virada contra a corrente, de modo a respirarem sem esforço. O seu corpo e cauda muito flexíveis permitem-lhes esgueirarem-se dentro de fendas e buracos estreitos, onde procuram as suas presas. Os ovos encontram-se protegidos por cápsulas e são depositados no fundo, onde se fixam até à eclosão.
 

Habitat- O tubarão-zebra vive em águas tropicais,é uma espécie costeira e vive na areia ,cascalho e em corais. Devido ao seu comportamento lento durante o dia, acredita-se ser uma espécie noturna. É freqüentemente observado sentado no fundo nas proximidades de recifes de coral. Este pequeno tubarão foi registrado em águas marinhas e salobras, bem como em habitats de água doce. 
 

Hábitos Alimentares-Este pequeno tubarão alimenta principalmente de moluscos, bem como pequenos peixes ósseos que suga fora da areia. Presas incluem caranguejos e camarões. Também nada de forma lenta e se contorce em fendas e canais estreitos em recifes em busca de presas.
 

Reprodução-O tubarão-zebra é uma espécie ovípara que significa que ele liberta cachos de  ovos no ambiente onde estão ancoradas ao substrato pelo cabelo-como fibras. Os cachos de ovos deste tubarão são grandes e marrom escuro ou púrpura com estrias longitudinais, medindo 6.7x3.1x2 cm (17x8x5). Quando os jovens venham a surgir, medem cerca de 7,9-10 cm (20-26) de comprimento total.

Predadores- Predadores potenciais do tubarão zebra incluem peixes ósseos e tubarões maiores, bem como os mamíferos marinhos.
 

 

 

publicado por Humor às 15:54

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


arquivos
2009

mais sobre mim
Pesquisar:
 
blogs SAPO